Podemos olhar preços de franquias renomadas de duas formas:

O Valor do Investimento Para Ter o Negócio

Tanto para preço quanto investimento devemos avaliar o valor, ou seja, como no dito popular “vale quanto pesa”.

Valor é qualidade percebida pelo comprador. Se o “preço” dos investimentos que você precisa para ter experiência e conhecimento (curva de aprendizagem) de um negócio próprio for menor que o “preço” cobrado pela entrada na franquia (Taxa de Franquia, mais investimentos nas instalações e necessidade de aquisição de estoques e de capital de giro) for menor, quer dizer: Para você não vale o preço!

Mas se você conseguiu perceber valor no suporte pré-operacional, no sistema de avaliação e negociação de pontos, no detalhamento dos projetos de arquitetura e instalações, no treinamento oferecido que lhe prepara de forma consistente para inaugurar o negócio e, em especial, se você conseguiu validar tudo isso com outros franqueados que já estão no negócio – vale quanto pesa. Talvez para você deva valer muito, mas muito mais.

O Preço da Marca

Franquias não valem pela marca, mesmo aquelas famosas de vestuário, calçados ou qualquer outro produto. Marcas famosas devem servir para atrair consumidores para o seu negócio, mas, nunca para atraí-lo ao negócio.

Pode desconfiar daquelas franquias que se apresentam em vistosas propagandas com lindas modelos usando roupas famosas e, lá no final você lê: “Seja um franqueado!” Mas franqueado de quê? Do produto ou do negócio? Se você estiver procurando uma franquia dê preferência para aquelas que mostram o negócio que será franqueado pois marcas e produtos não são franqueáveis, apenas negócios que tenham sido testados e possuam sucesso comprovado. Sempre alicerçados pela experiência e conhecimento que o franqueador pode lhe passar para repetir o mesmo sucesso.

Por Jorge Ishida e Marcus Rizzo | Franquias