Conviver é uma arte… e não das mais fáceis, principalmente se você trabalha com pessoas. A sociedade e as organizações nela inseridas, passam diariamente por grandes desafios diante das turbulências e mudanças que acontecem constantemente trazidas pela tecnologia, política, economia, relações sociais, etc.
Dejours e Chanlat apontam como um das mudanças mais significativas o gerenciamento de pessoas nesse atual ambiente volátil e simbólico. As relações de trabalho entre empregado e empregador passam por adaptações e transformações, pois o papel do ser humano também vem mudando em termos de conceitos e valores. As pessoas estão passando de meros espectadores ou figurantes para assumirem o papel de protagonistas que despertam para uma consciências política, social e ecológica, e querem escrever uma história melhor e diferente daquela que estamos vivenciando, afinal “nada é para sempre”!
O mundo mudou e quem ainda não percebeu tende a ficar, literalmente, fora do contexto e, para responder a essas mudanças, o bom relacionamento é imprescindível. Pessoas que, inteligentemente, saibam conviver com diferentes temperamentos e personalidades, diferentes ideias e estilos, momentos e características, lembrando sempre que gestores não administram empresas, administram pessoas, em qualquer que seja seu segmento de atuação.
Sob o paradigma dessa visão holística do mundo e do trabalho, existe a necessidade de uma relação mais humanizada entre as pessoas; uma relação onde possam ser regatados valores como respeito, empatia, educação, ética, honestidade, solidariedade, comunicação… No mundo corporativo não podemos escolher apenas pessoas de fácil relacionamento e nem evitarmos as de relacionamento difícil, mas precisamos saber lidar com cada uma delas e com as situações nas quais elas estão inseridas.
Para ser bem sucedido nas relações humanas é preciso mais do que bom senso; é preciso assimilar e desenvolver a habilidade de construir propósitos reais e verdadeiros, com vontade, coragem e perseverança.
Por Edna Custódio | Comportamento