Sabemos que empreender não é uma tarefa fácil, muitas vezes o dia passa num piscar de olhos e não sabemos como dar conta de tantas tarefas, falta produtividade.

Se não há organização nos processos da empresa fica difícil ser eficiente, por isso é preciso certa otimização nos processos, para que tudo flua da melhor forma.

O uso de algumas ferramentas para otimizar as operações ajudam a vida e o trabalho das empreendedoras, possibilitando que o foco fique nos objetivos e planejamento do próprio negócio.

Foi pensando nisso que separamos algumas dicas de produtividade para empreendedoras:

Organização das tarefas

Normalmente pequenos e médios negócios possuem problemas operacionais ao longo do dia que dependem da atenção da gestora, mas é preciso definir uma prioridade nas atividades que serão realizadas, para que não haja desperdício de tempo e você possa ser mais produtiva (para si e para seu negócio).

Controle do tempo

Sabe aquela olhadinha no whatsapp ao longo do dia? Ela pode acabar com toda sua atenção e foco, fazendo você perder minutos ou até horas.

Controlar o tempo utilizado para realizar cada tarefa é fundamental para efetuar todas as tarefas, por isso, evite desviar o foco enquanto não finalizar a tarefa em andamento.

Reuniões breves e produtivas

Sempre que agendar uma reunião, saiba qual o objetivo e, se possível, já tenha os tópicos que serão abordados anotados (seja em uma agenda ou em um aplicativo de anotações).

Dessa forma você conseguirá guiar e manter o foco, sendo o mais objetiva possível.

Delegação de tarefas

Você é a dona do negócio sim, mas não pode fazer tudo sozinha!

Delegar tarefas é importante, assim você poderá se ocupar com a gestão do negócio e com o planejamento da expansão da empresa.

A produtividade para empreendedores depende muito de processos organizados e do trabalho eficiente. Com foco, é possível crescer e potencializar os resultados do negócio.

Fonte: http://sbef.com.br/2021/05/27/praticas-para-produtividade-empreendedora/