Atualmente, uma das maiores tendências dos brasileiros é decorar suas casas com plantas. Ter plantas nos ambientes é muito interessante, pois proporcionam um pouco de alegria para dentro da residência, além de ocasionar outras vantagens, como a purificação do ar.

Nesse sentido, ao usar a planta na decoração da casa, o morador sai um pouco da neutralidade e deixa o local mais aconchegante. Mas, para que elas sejam usadas de forma correta, é preciso realizar um planejamento anterior e escolher itens que contribuam para o seu desenvolvimento.

Continue a leitura e conheça 10 dicas essenciais para utilizar plantas em apartamento pequeno!

1. Prepare o ambiente

Antes de começar a decoração com plantas no seu apartamento, é necessário pensar na organização do local onde elas serão inseridas e, além disso, é essencial levar em consideração a sua função dentro da casa. Por exemplo, em uma sala você pode optar por plantas que consigam preencher o vazio deixado pelos móveis.

No quarto é preciso tomar cuidado com o tamanho da planta. Sendo que as de pequeno porte são as mais recomendadas, pois na maioria não apresentam frutos e conseguem se adaptar facilmente em vasos.

Na cozinha é preciso tomar cuidado com o calor produzido pelo forno e pelo fogão. O recomendado é que os vasos com as plantas fiquem mais longe desses itens. Nesse local você pode cultivar algumas ervas ou temperos.

2. Use a lança de São Jorge na decoração do lavabo

A lança de São Jorge é uma das plantas mais usadas para decorar lavabos, por causa da sua fácil manutenção e pelo simbolismo que carrega. Saiba que de acordo com a tradição popular, ele protege a residência de todas as energias negativas.

Sendo assim, ela é um excelente para purificar o ar. Saiba que ela pode ser colocada em diversos lugares, desde que seja um ambiente que proporcione um crescimento saudável, para isso é preciso preferir por um local que tenha sombra e permita regá-la sempre que a terra estiver seca.

3. Use a rosa de pedra na sala de estar

A pedra rosa também é conhecida como Echeveria. Essa planta tem um formato muito parecido com o de uma flor. Ela precisa ser regada a cada duas semanas, sem precisar direcionar a água para as folhas. Ela é ótima para decorar a sala de estar, pois é uma espécie que não precisa de muito sol.

4. Use cactos na varanda

Os cactos são tendência na decoração de apartamentos. Ele apresenta uma beleza exótica e rústica, eles são plantas de fácil cultivo. Mas eles precisam da luz direta do sol, pelo menos três vezes por semana.

Desse modo, o indicado é mantê-los na varanda do apartamento ou em locais perto da janela. Não é necessário regá-los com frequência, visto que é uma planta típica do deserto. O indicado é fazer esse processo pelo menos uma vez por semana no verão.

5. Use o filodendro

O filodendro consiste em uma ótima opção de planta. Pois, ela gosta de viver a meia compra e não exige muitos cuidados, mas ela precisa ser irrigada frequentemente. Basta realizar a adubação de seis em seis meses. A espécie pode ser cultivada como trepadeira, para isso é preciso proporcionar um ambiente onde a planta pode ser apoiada para começar seu desenvolvimento.

6. Invista na criatividade

No momento de inserir plantas no seu apartamento pequeno, use a criatividade no momento de montar a decoração. Para que esse processo seja eficiente, entenda qual seu estilo e como as plantas podem encaixar nele. Desse modo, você consegue deixar cada canto do seu apartamento com a sua personalidade.

7.Procure por inspirações

Para quem está começando a usar plantas na decoração do apartamento, é recomendado procurar por inspirações. Isso não quer dizer que você deve copiar o que as pessoas estão fazendo em relação ao tema ou que precisa copiar a foto que viu na internet.

Saiba que as inspirações servirão para que você tenha uma base do que pode fazer no local em que decidiu inserir uma planta. Nas redes sociais você pode encontrar ótimas ideias. Além do mundo virtual, você pode encontrar ótimas ideias em revistas de decoração ou naquelas que abordam apenas a respeito de plantas. Você também pode pedir dicas para as pessoas especialistas no assunto.

8. Utilize a jibóia

A jibóia é típica do clima tropical e é acostumada a viver embaixo da sombra de outras espécies. É necessário que ela seja irrigada constantemente e sua terra seja rica em matéria orgânica, além de uma boa luminosidade. É uma planta que aceita viver no calor, ela pode ser plantada de forma pendente ou agarrada a um apoio para que, dessa forma, ela cresça como uma trepadeira.

9. Tenha cuidado com a luminosidade

Cada tipo de planta necessita de um tipo de luminosidade. Quando elas recebem a quantidade correta de luz, elas se desenvolvem saudável e forte. Na hora de comprar as mudas para plantar, informe-se a respeito da quantidade de luz necessária para cada planta.

Entenda que o mesmo cômodo da casa pode oferecer distintos tipos de iluminação para as plantas. Desse modo, basta saber posicionar corretamente no local conforme as necessidades de cada uma. Para certificar se as espécies de plantas para apartamentos estão inseridas em locais corretos do apartamento existe uma regra, por exemplo, as flores com tonalidades amareladas significam excesso de luz e flores com tonalidades mais escuras, significam falta de luminosidade.

10. Regue as plantas corretamente

Antes de começar o processo de rega da planta, certifique-se se a terra ainda está úmida, parcialmente ou totalmente seca. Lembre-se de que cada espécie exige uma quantidade de água, por exemplo, os cactos são plantas de ambientes desérticos, podendo ser regado após a terra estar totalmente seca.

Portanto, é necessário muito cuidado ao cultivar as plantas em apartamento pequeno, por exemplo, é preciso se atentar a luminosidade, a umidade e ao calor. Esses fatores podem contribuir ou atrapalhar o desenvolvimento da planta. Por esse motivo, avalie o local e escolha a espécie que melhor se adequa.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para deixar um comentário a respeito do assunto para sabermos o que você achou!

 

fonte:https://www.blogdamrv.com.br