Pior ainda se você faz parte do time das crespas e cacheadas: até pouco tempo atrás, mal se falava sobre os cuidados com esse tipo de fio. “Como os crespos viralizaram primeiro na internet, é mais fácil para meninas jovens assumirem os seus. Já para quem alisa o cabelo há mais tempo e nunca teve referências, o processo se torna mais complicado”, diz Wilson Eliodorio, cabeleireiro de São Paulo expert em cachos.
Por outro lado, o excesso de produtos no mercado pode estar dificultando sua escolha no boxe do banheiro. “Com a enorme oferta de cosméticos e tratamentos, parte das mulheres não lida com os fios da maneira correta por não saber o que escolher para si”, explica Marcos Proença, cabeleireiro de famosas como Marina Ruy Barbosa, Flávia Alessandra e Julia Faria. O resultado? Uma sequência de #BadHairDays.
Para que suas DRs se tornem cada vez mais raras e você se entenda de uma vez por todas com seu cabelo, vamos ajudá-la a valorizar sua beleza natural – e orientá-la no labirinto de prateleiras das perfumarias.
Saiba o que fazer se seu cabelo é…
… Sem volume
Seu rabo de cavalo é fininho? A razão deve ser uma destas: pouca quantidade de fios ou textura fina e frágil. Para dar um up, evite cortes muito longos e aposte em camadas, que não deixam o visual pesar. “Só não desfie, já que isso tende a afinar ainda mais as pontas”, aconselha Rodrigo Cintra, hairstylist do programa Esquadrão da Moda, do SBT.
O look vai ficar mais leve e soltinho se você fugir dos produtos oleosos e der preferência àqueles transparentes, ricos em aminoácidos (cheque no rótulo) e de finalização seca. E jamais pule o condicionador! Embora muita gente não dê bola para ele, o produto tem papel-chave na lavagem. “É essencial para fechar as escamas e dar brilho e maciez”, explica Cintra. Dilua em um pouco de água e aplique apenas da orelha para baixo.
… Com bastante volume
A diferença entre volume incrível e “cabelo armado” está em deixar os fios saudáveis. Se você é lisa ou ondulada, vá de cortes longos – se feitos com navalha, melhor! Use máscaras ricas em óleos no mínimo uma vez por semana e deixe agir com touca ou toalha quente na cabeça. Depois, aplique um leave-in de textura oleosa.
Caso seu cabelo seja crespo ou cacheado, lave com um xampu sem sulfato (que resseca), concentrando-o no couro cabelo. Aí, espalhe condicionador na extensão dos fios. Hidrate com máscaras ricas em manteigas.
Mas passe longe de produtos com silicone. “Ele repele água e dificulta o processo de hidratação”, explica Denis da Silva, fundador da marca Deva Curl. Lance mão de um creme para pentear para fazer a fitagem, quando as mechas são esticadas com os dedos para estimular os cachos.
Sublime Oil Tratamento Reparador, Amend
…Ressecado
Excesso de sol, sal e cloro fazem o cabelo perder nutrientes. “Por isso é tão comum os fios ficarem opacos, sem vida e embaraçados no verão”, descreve Proença. Se identificou? Para recuperá-los, diminua a temperatura do chuveiro e do secador, já que o calor abre as escamas. Se não conseguir evitar o banho quentinho e o acessório, deixe pelo menos o último jato de água ou de vento frio.
Outra medida urgente é hidratar, hidratar e hidratar! Procure os cosméticos com sais minerais na fórmula (zinco, cobre, vitaminas do complexo B) e capriche na aplicação. “O ideal é passar mecha por mecha, massageando bem, já que o calor das mãos faz o produto penetrar mais”, aconselha Cintra.
Pra quem é fã de receitinhas caseiras, a tricologista Marcia Buchain, do Studio Tez, em São Paulo, dá a dica: dilua 2 colheres de sopa de vinagre de maçã em 250 ml de água, borrife no cabelo logo após o banho e prepare-se para brilhar!
Máscara Reparação Absoluta Nativa Spa Terapia do Caviar, O Boticário
…Oleoso
Se você lava os fios de manhã e no fim da tarde já está com um coque samurai para disfarçar a franja oleosa, não caia na tentação de entrar no chuveiro de novo. Lavar os fios em excesso agrava o quadro. “As glândulas sebáceas entendem que precisam produzir mais óleo para proteger o couro cabeludo”, explica Proença.
Em vez de higienizar todos os dias, faça isso de forma mais esperta: aplique na raiz um xampu específico para o problema e, no restante do comprimento, aquele de sua preferência – o que evita que as pontas fiquem secas. Distribua o condicionador apenas da metade do cabelo para baixo, evite leave-ins cremosos e aposte em um xampu antirresíduos uma vez por semana. Ah, e resista ao hábito de passar as mãos no cabelo ao longo do dia.
Shampoo de Limpeza Profunda Siàge, Eudora
…Indefinido
Você acorda sempre com uma surpresa, já que não é lisa nem ondulada nem cacheada. A gente defende que você é linda de qualquer forma e nosso melhor conselho seria dizer “Aceite seu cabelo do jeito que ele é”.
Mas, se a sofrência com a indefinição é intensa, revise o que tem feito ao longo do dia: “Geralmente, o fio só é indefinido porque a dona dele não sabe cuidar direito”, diz Cintra.
Para assumir o ondulado, penteie o cabelo só durante ou logo após o enxágue, quando ele ainda está molhado (pente ou escova nas mechas secas nunca!). Então, seque com um difusor após passar um ativador de cachos e adote cortes que dão volume.
Ativador de Cachos SOS Cachos, Salon Line
… Com muito frizz
Essa rebeldia em grande parte é resultado da quebra ou da queda de cabelo. Em vez de programar idas constantes à perfumaria em busca do “melhor leave-in de todos os tempos da última semana”, dê atenção especial à sua alimentação – será que seu cardápio está dando conta de oferecer todos os nutrientes de que o corpo precisa? Vale até fazer exames para olhar zinco, vitaminas A e do complexo B.
Assim como com o cabelo ressecado, hidrate semanalmente com máscaras e ampolas, evite usar prancha e escolha um xampu menos agressivo (nesse caso, low poo ou no poo são ótimas opções), massageando bem o couro cabeludo para ativar a circulação. Na hora de secar, um óleo ou creme antifrizz dão o apoio final para você declarar trégua com o seu visual.
Shampoo Low Poo Cachos Therapy, Aneethun
Transição capilar
Decidiu que vai abrir mão de químicas e encarar a transição capilar? Para tornar o processo mais fácil, Denis da Silva recomenda fugir de pranchas e secadores e abusar das máscaras mais pesadas para hidratar (“Quanto mais manteiga, melhor!”).
Ao aplicá-las, não deixe de massagear as mechas – isso facilita a penetração do produto. Se quiser cortar o mal pela raiz, opte pelo big chop, estilo de corte que tira toda a parte alisada dos fios de uma vez. Garantimos: vai valer a pena!
Por Boa Forma