Portugal é um país rico de opções turísticas. Porta de entrada da Europa e atualmente principal destino dos brasileiros que vão para o Velho Continente, o país recebe milhares de turistas em todos os meses do ano. Lisboa é um dos destinos mais procurados para quem vai a Portugal. Dotada de infraestrutura que une arquitetura, gastronomia harmoniosamente aos vários pontos turísticos da cidade, a capital portuguesa se transforma em destino ideal para todo tipo de viajante. Com atrações para todos os gostos, Lisboa é ideal para se conhecer sozinho, com amigos, em viagem de negócios, com a família ou para uma romântica lua de mel.

A principal facilidade para o turista brasileiro é o idioma que apesar de guardar diferenças faz com que nos sintamos em casa. Lisboa está entre as cidades mais visitadas do mundo e se destaca pelo clima acolhedor e amistoso do povo português.

A rica gastronomia de Portugal torna única a experiência do turista. Com grande variedade, a culinária lusitana é rica e oferece opções para os mais variados e exigentes paladares. Lisboa como centro do país possui uma imensa rede de restaurantes que atendem a todo tipo de viajante. Não deixe de provar o tradicional bacalhau português.

As sobremesas também encantam os turistas. Os doces surgidos nos antigos conventos são encontrados por toda Lisboa. Os mais famosos são o arroz doce português, pudim de ovos, doce de ovos, salame de chocolate, o pastel de nata e o famoso pastel de Belém, que é vendido exclusivamente em uma confeitaria da cidade na região do Belém.

 

Pontos turísticos em Lisboa

 

Mosteiro dos Jerónimo

Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Sua arquitetura e tamanho chamam muita atenção de turistas. No conjunto se encontra uma das mais famosas igrejas do continente europeu. Em seu interior se encontram os túmulos de Vasco da Gama e Luis de Camões.

 

Torre de Belém

Antigo forte às margens do rio Tejo, a Torre de Belém também já foi uma prisão. Em outros momentos o lugar também serviu como alfândega e farol. É um dos cartões postais mais famosos da cidade e também do país.

 

Padrão dos Descobrimentos

Monumento em homenagem aos grandes descobrimentos dos exploradores portugueses e à importância do país na época das navegações. Ao todo, são retratadas 32 personalidades que contribuíram com o país na época dos grandes descobrimentos marítimos.

 

Rua Augusta e Praça do Comércio

A Rua Augusta é um dos lugares mais movimentados de Lisboa. Transformada em um imenso calçadão, a rua possui vários tipos de loja, uma quantidade incrível de cafés e restaurantes a preços convidativos além de servir também de palco para artistas de rua. Na parte mais baixa da rua, próximo ao Arco da Augusta, fica a Praça do Comércio (Terreiro do Paço). Cercado de bares e restaurantes, a imensa área às margens do Tejo é um convite para admirar o maravilhoso pôr do sol!
Avenida da Liberdade

Ponto de lojas de grifes famosas, hotéis internacionais e cafés, a avenida Liberdade corta a cidade unindo a parte alta com a baixa (centro de Lisboa). Possui canteiros largos e arborizados que a cada estação dão nova cor à região. Na parte mais alta fica a praça Marquês de Pombal e o Parque Eduardo VII. No outro extremo chega-se à praça dos Restauradores e à região da estação do Rossio.

 

Parque Eduardo VII

Construído em 1903, esse imenso jardim homenageia rei Eduardo VII da Inglaterra. O monarca inglês teria viajado a Lisboa para estreitar as relações entre os dois países.  Possui um extenso e bem cuidado jardim central. Em dias claros, no alto do parque é possível ter uma vista incrível de Lisboa. Ao longo do ano o parque também recebe eventos sazonais, como feiras e exposições.

 

Parte nova da cidade

A moderna Lisboa é igualmente bela e cativante. A região abriga o Parque das Nações, a suntuosa Gare Oriente (Estação de Metrô e ônibus) projetada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava. Berço de grandes empresas, além de diversos restaurantes, a parte nova da cidade abriga também a atração mais visitada da capital, o Oceanário de Lisboa. A melhor forma de circular por Lisboa é através do transporte público. O sistema de metrô e de ônibus (autocarros) atende bem ao turista. Também é possível conhecer a cidade através de serviços de ônibus turísticos (Yellow Bus e Red Bus) que circulam os pontos da cidade e permitem que o viajante desça e suba em todo trajeto pagando apenas uma vez.

Lisboa é uma cidade dinâmica, intensa e que tem muito a oferecer. Além de linda e aconchegante tem várias atrações de entretenimento. Mas isso fica para o nosso próximo post. Até lá!

 

Por Flávio Peixe | Cultura e Turismo