Liderança é um conceito amplo, para alguns liderar é ter muitos seguidores, para outros é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem em busca de objetivos identificados para o bem comum.
Hoje queremos falar um pouco sobre a Liderança Extraordinária, termo que define liderança como relacionamento. É importante conhecer sua equipe e ter coragem de ser exemplo, desta forma é possível engajar as pessoas e mudar a forma das empresas atuarem.
O que é liderar?
Ser um líder não é tarefa fácil, uma das características mais importantes é o conhecimento.
É importante conhecer não só o trabalho, mas também as pessoas. Com o conhecimento, vem a confiança da equipe na liderança e junto, o engajamento.
Além disso, é preciso ter coragem para se posicionar e tomar as decisões no momento certo e saber que, assim como as outras pessoas, você também é passível de erros.
Se mostrar dessa forma para a equipe e entender as vulnerabilidades de cada um, mostra a coragem em ajudar o desenvolvimento pessoal e, geralmente, é o diferencial dos grandes líderes.
Conheça os 5 fundamentos da liderança extraordinária:
Visão sistemática
O profissional deve possuir pensamento crítico elevado e grande capacidade de resolver problemas complexos. Assim como, ter uma inteligência investigativa que produz soluções novas e ajustadas.
Decisão na medida certa
Como falamos anteriormente, o líder precisa tomar decisões no momento certo, atuando de forma construtiva, prestigiando o ponto de vista dos colaboradores.
Atitude inovadora
Já falamos por aqui no blog sobre inovação, mais uma vez o conceito aparece por aqui. Sim, inovação faz parte da rotina de um líder e faz parte das competências mais almejadas pelos profissionais hoje em dia, a capacidade de ressignificar conhecimentos na busca por algo novo.
Autonomia compartilhada
Saber delegar torna os processos mais ágeis e uma equipe que possui autonomia é mais produtiva. Um líder extraordinário deve ampliar seus limites e trazer a autogestão para sua equipe.
Blindagem da negatividade
Líder é um gestor de emoções. As pessoas são motivadas a agirem por suas emoções, por isso é necessário usar ferramentas como inteligência relacional e feedbacks para gerar uma segurança psicológica em sua equipe.