GUIA DE DECORAÇÃO – Qual a tonalidade ideal para as paredes do seu apê?

Fonte: Pixabay

Você sabia que as cores possuem uma importante função nos cômodos do nosso apartamento ou casa? É por esse motivo que a tonalidade dos ambientes vai muito além da escolha de uma cor. A pintura pode interferir diretamente no ambiente, na confortabilidade e na decoração. Sabendo da importância que as cores causam, você deve estar se perguntando: Qual cor eu devo usar em cada ambiente do meu imóvel?

Cozinha

A cozinha é um dos ambientes que deve-se manter limpo e as cores que trazem essa sensação é o branco ou o off-white, caso opte por um branco que não seja tão forte. Mas, caso você escolha o branco para ser a cor das suas paredes, opte por cores vibrantes nos móveis e pisos, para que o ambiente fique energizado. Essa definição de cores também dependerá do tempo que cada integrante da casa permanece no cômodo. Se for uma pessoa que gosta de cozinhar, não há problema em escolher verde ou amarelo claro, no lugar do branco. Essas cores remetem a um momento feliz, e com isso a pessoa já entrará no cômodo com ótimas energias para preparar suas refeições e seus afazeres.

Sala de estar

 A sala é um ambiente que precisa oferecer tranquilidade e relaxamento. Para conseguir isso, opte por tons pastel, como: bege, marrom, azul e amarelo mais claro, além de outras cores claras como o rosa claro, verde, branco e salmão. Caso queira que o ambiente tenha um pouco de personalidade, opte por cores um pouco mais fortes, como laranja e roxo, mas lembre-se que esses tons devem ser usados em alguns móveis ou itens de decoração de sala.

A decoração pode ser prática e sofisticada, sendo tanto em cores vibrantes como em cores escuras ou a combinação das cores mais claras com tons escuros, podem ser uma ótima opção. O ideal é escolher uma decoração que destaque a personalidade do ambiente.

É comum que a sala de estar seja separada da sala em que se encontra o sofá e a televisão. Neste caso, você pode optar por tons mais escuros para este cômodo, afinal esse tom é ideal para aquelas famílias que costumam assistir juntos na sala, porém, ao optar por cores escuras, lembre-se de priorizar uma decoração que dê a sensação de conforto e diversão. Afinal, as paredes mais escuras irão favorecer a imagem da tela da TV. Então, opte por móveis e decoração na cor azul, verde, vinho, roxo ou marrom escuro, por exemplo. Cores vibrantes como o neon não são recomendadas para esse cômodo.

Quarto de casal

Esse cômodo é característico de descanso e tranquilidade para os casais. Por esse motivo, priorize as cores frias, como o azul, verde e violeta, que tranquilizam e ajudam a relaxar. Já as cores quentes, como o amarelo, roxo, laranja e vermelho, devem ser utilizadas com muita cautela, de preferência nos itens de decoração e imóveis, para não causar a sensação de euforia no ambiente.

Quarto infantil

O quarto infantil costuma ser um cômodo divertido e descontraído. Cores escuras como marrom, cinza e preto não são recomendadas para ambientes infantis. E cores vibrantes em todas as paredes, por exemplo, o rosa pink, podem deixar as crianças estressadas e agitadas. É recomendado usar pelo menos três tonalidades para que a criatividade seja estimulada.

Se quiser fugir dos tons mais comuns como azul e rosa, pode escolher entre cores suaves e tons pastel para dar uma diferenciada, por exemplo, o verde claro e o amarelo podem ser ótimas opções.

Quarto individual

A tonalidade utilizada em quartos individuais dependerá da personalidade e também da idade. Por exemplo, se o quarto pertencer a um adolescente ou um jovem, cores mais vibrantes podem ser uma ótima opção, mas também há a possibilidade daqueles que, talvez, prefiram um cômodo com cores mais tranquilas para descansar. Então, vale escolher pelo menos uma ou duas cores neutras para as paredes ao lado ou à frente da cama.

Escritório ou home office

É comum em apartamentos em BH e lofts por serem imóveis pequenos, que as pessoas tenham um local específico para trabalhar. Então, tonalidades que estimulem o trabalho e a criatividade são ideais nestes casos, por exemplo, o amarelo, verde e o marrom, com móveis ou itens de decoração em tons de azul, preto ou cinza podem ser ótimas opções.

Áreas externas

Ambientes externos e abertos são pontos de encontro com família e amigos. Então, a cor ideal para a sua varanda ou churrasqueira, são aquelas que trazem a sensação de lazer e união. Ou seja, evite tons escuros como o preto, o cinza e o marrom e invista em tons vivos e terrosos.

Agora que você sabe quais cores e elementos aplicar nos cômodos do seu imóvel, é o momento de fazer mudanças usando a sua criatividade e bom gosto. Em qualquer que seja o ambiente, lembre-se sempre que o equilíbrio é o fator mais importante. Pesquise o significado das cores que serão aplicadas nas paredes do seu imóvel, veja se combinam e harmonizam todos os cômodos. Faça com que cada ambiente seja agradável para você se reunir com a sua família e seus amigos.

Gostou desse artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam qual a tonalidade ideal para as paredes do seu apartamento!