Nesta edição de dezembro, tivemos a honra de destacar em nossa capa, a deputada estadual, Geisa Teixeira, que é natural de Varginha e tem realizado um trabalho de qualidade para nossa região. Nosso bate papo foi tão legal que resolvemos estender um pouquinho aqui no Blog e no final você confere fotos exclusivas da deputada.
RBVM – Você se considera uma mulher/modelo, uma pessoa que forma opinião das pessoas, que é seguida, ouvida e que as pessoas te “espelham”?
GT – Sou uma mulher igual a todas as outras, que acorda cedo, cuida da casa, da família e trabalha fora. A identificação das pessoas com o meu trabalho talvez se dê por isso e pelo fato de eu representar tantos sonhos, de tantas pessoas, que confiaram seu voto a mim. Essa é a motivação de todos os dias. Se esse trabalho que eu represento e simbolizo é exemplo para as pessoas, é também motivo de satisfação para mim.
RBVM – Na sua opinião, o que impede o avanço das mulheres em relação aos homens?
GT – Historicamente as mulheres sempre estiveram nas ruas, lutando por seus direitos, não nos falta vontade. O que nos impede é justamente este conceito formado que nos coloca apenas como serviçais e naturaliza a violência, o preconceito e que todos os dias tenta calar nossa voz.
RBVM – Você sempre foi filiada ao Partido dos Trabalhadores e sempre defendeu os ideais e convicções do partido. Como você vê esse ódio ao PT e a política de forma geral?
GT – Acho que ninguém merece ser tratado com ódio e a sociedade pela qual eu luto é uma sociedade de paz. O descontentamento das pessoas com a política é legítimo e resultado de um sistema que não privilegia de fato, integralmente, a vontade popular. Apesar disso, temos no próximo período uma grande oportunidade de repactuar a sociedade em torno do país que queremos ser. As pessoas devem estar atentas a essa oportunidade para construção do Brasil que o povo quer.
RBVM – Como você vê a situação do nosso Brasil hoje em relação à política e economia?
GT – O Brasil vive um momento muito conturbado, com perda de direitos e retrocessos. O povo mais pobre tem sofrido na pele as consequências deste momento ruim, e quem deve pagar a conta da crise não são os trabalhadores. Uma economia que não privilegia as pessoas não tem sentido nem legitimidade.
RBVM – Para os leitores da RBVM entenderem, em que o deputado pode ajudar de forma eficaz na vida das pessoas?
GT – O trabalho de um deputado estadual consiste no tratamento das questões legais que regem nosso Estado e, para isso, realizamos debates, audiências e discussões com a sociedade, seja através das reuniões de comissões ou nas discussões e votações do plenário. Este é um lado da atuação parlamentar. Por outro lado, que é o mais próximo da sociedade, é quando o deputado vai a campo, visita as cidades e ouve de perto o que as pessoas precisam. Esse contato é importante porque todos os deputados têm direito às emendas parlamentares, que são recursos já previstos no orçamento do Estado e que são os deputados que escolhem para onde destinar os recursos. E essa escolha é feita a partir das conversas que realizamos com as pessoas, nas cidades, nos bairros, nas associações, prefeituras…
RBVM – Como é sua relação com seus filhos e família? Consegue conciliar sua vida de mãe e filha?
A relação com meus filhos é ótima. Agradeço a Deus todos os dias por tê-los em minha vida. O cargo que ocupo exige muito de mim e não gosto de fazer as coisas de forma insuficiente, deixando a desejar. Isso me priva de encontrarmos na intensidade que eu gostaria. Mas quando nos encontramos, meu coração se renova. Somos muito unidos. Ter minha mãe presente e saudável é um presente de Deus pra mim.
RBVM – Como você se vê daqui a 10 anos?
Espero me ver como alguém que tenha valido a pena na vida das pessoas.
RBVM – O que gosta de fazer no seu tempo livre?
Tempo livre tem sido uma raridade em minha vida. Mas, o que mais gosto é estar com meus filhos.
RAPIDINHA
Signo: Gêmeos
Cor: Amarelo
Livro: Fernão Capelo Gaivota (Richard Bach)
Filme: Ghost – O outro lado da vida
Comida: Mineira e japonesa
Família: Tudo em minha vida
Viagem Inesquecível: Chile
Lugar que ainda gostaria de conhecer: Fernando de Noronha (arquipélago, em Pernambuco)
Uma frase: “O Senhor é meu pastor e nada me faltará” – Salmo 23
Uma mensagem final:
Agradeço a Rosilhane e toda equipe da Revista Bem Viver Mulher, que tão bem divulga o trabalho e o olhar de nós mulheres nesta sociedade ainda carente de igualdades.
Que sejamos sempre bons pilares na construção do mundo que acreditamos e desejamos com mais amor, igualdade e solidariedade entre as pessoas. Estaremos sempre na luta pelas boas causas. Vamos em frente!
Fraterno abraço a todas as leitoras e leitores dessa conceituada revista.
Com especial carinho,
Geisa Teixeira.
Veja algumas fotos do ensaio da Geisa Teixeira para a Revista Bem Viver Mulher.