dia do médico: entenda a importância dessa data

Você já deve saber que existem dias específicos que homenageiam diversas profissões — com os médicos, isso não seria diferente. Dia 18 de outubro é comemorado o dia do médico, e essa data é reservada para o reconhecimento desses profissionais responsáveis pela saúde da população. Por consequência, é uma profissão de importância indiscutível para a sociedade.

Qual é a história do dia do médico?

Comemorado no dia 18 de outubro, essa data foi especialmente escolhida por ser o dia de nascimento de São Lucas, portanto, tem origem cristã. Ele, que é o padroeiro da medicina pela Igreja Católica, acompanhava Jesus e retratou seus testemunhos na Bíblia, em fragmentos do Novo Testamento. Lucas estudou medicina e ficou conhecido por curar e tratar as pessoas, assim, foi denominado como médico em várias citações da Bíblia.

A homenagem ao dia do médico ocorre em diversos países além do Brasil, como Itália, Portugal, Polônia e Espanha, há muitos anos. O médico Eurico Branco Ribeiro, professor, cirurgião e fundador do Sanatório São Lucas, localizado em São Paulo, escreveu uma obra literária, em 1969, na qual destaca que o dia 18 de outubro era o início do ano letivo na Universidade de Pádua, na Itália, isso no ano de 1463. O que nem todos os profissionais ou cidadãos sabem é que foi exatamente esse médico o responsável pelo estabelecimento dessa data também no Brasil.

Por que essa data tem tanta importância para os médicos?

É um dia especial, mas não só para os profissionais. Nessa data, devemos aproveitar para reconhecer um trabalho tão agregador para a sociedade. Muitos médicos dedicam seu tempo e, em muitos casos, sofrem esgotamento físico e mental, em prol da saúde e do bem-estar do paciente.

Essa carreira exige estudos e atualizações constantes, pois a medicina avança, sendo que esses profissionais devem estar aptos para atender a toda e qualquer intercorrência que aparecer. Sem dúvidas, é uma profissão que merece a gratidão de toda a sociedade.

Quais são os desafios enfrentados na profissão?

O 18 de outubro também serve para reflexões. Os profissionais deparam-se com inúmeros desafios, principalmente em relação ao atendimento. Em um plantão de oito horas, por exemplo, os médicos têm vários pacientes, e o desafio é prestar o melhor acolhimento possível, a fim de garantir um diagnóstico correto com pedidos de exames e orientação ao tratamento necessário.

Ainda existe a questão da relação com os pacientes. Qualquer profissão que trate diretamente com seres humanos tem desafios para superar. A relação médico-paciente deve ser mediada pelo próprio profissional, que precisa conquistar a confiança e, em casos de problemas graves, passar uma informação indesejada ao paciente.

É uma grande responsabilidade humanitária, sendo que muitas pessoas esquecem que médicos também são seres humanos e sentem angústias e inquietações como qualquer outra pessoa. Um dos grandes desafios do ofício também é administrar a própria saúde mental.

Qual é a importância do médico na comunidade?

Não é só no dia do médico que precisamos refletir sobre a importância do trabalho deles na comunidade. São profissionais que, desde a formação, são obstinados ao cuidado de pessoas e fazem isso todos os dias.

A formação de um médico dura, em média, seis anos, mas para se tornar um especialista, o preparo chega a ter oito anos. Ou seja, é quase uma década dedicada ao estudo do corpo humano, doenças, tratamentos, além dos mecanismos de ação dos medicamentos, a fim de garantir uma intervenção eficaz. Todo esse esforço garante a melhor assistência ao paciente, e é essa dedicação que os torna tão importante para a comunidade.

Percebe-se o quanto é necessária uma homenagem ao dia do médico. O respeito, carinho e admiração podem extrapolar a data especial. Porém sabemos o quanto é merecido o dia 18 de outubro, para reconhecer o papel indispensável desses profissionais!

Nosso muito obrigada a todos os médicos (a) por sua dedicação e amor ao próximo em tempos tão difíceis  como os de agora. Fiquem com as Bênçãos de São Lucas!

Ver a imagem de origem