Num momento de insegurança quanto a garantia do emprego, em vista das mudanças políticas, econômicas, sociais e até culturais, ou a busca pela autonomia profissional está conduzindo as pessoas a despertarem seu espirito empreendedor. Para Filion, o empreendedor é a “pessoa criativa, marcada pela capacidade de estabelecer e atingir objetivos e que mantém um alto nível de consciência do ambiente em que vive usando-a para detectar oportunidades de negócios. ” Essa é a marca que faz com que as pessoas tenham sucesso.
A maioria das pessoas conhece e admira a história pessoal e de trabalho de Steve Jobs e Walt Disney. O que fez a diferença na vida desses empresários de sucesso foi a percepção do desafio e da habilidade de entrega. Foram exemplos de pessoas empreendedoras.
As pessoas podem planejar e investir em seus sonhos, tornando-os realidade, desenvolvendo um comportamento empreendedor que apresenta, entre outras, as características de encarar seus medos, enfrentar suas limitações, acordar para oportunidades e fortalecer suas habilidades; saber gerenciar o tempo, priorizando o que é realmente importante. Empreender consiste em colocar ideias em prática aceitando correr riscos e mudando de estratégias, se necessário.
Temporada aberta para o desenvolvimento da capacidade empreendedora.
Por Edna Custódio | Comportamento