Você sabe como lidar com uma crise em seu negócio?

Ter uma estratégia pronta pode fazer com que você garanta a sobrevivência da sua empresa quando um imprevisto ou uma situação delicada se apresentar.

Abaixo apresentamos algumas dicas para essas situações:

Definição do problema

É preciso entender o que está acontecendo e ter clareza em relação ao problema que vai precisar resolver. Desta forma, será mais fácil encontrar maneiras de enfrentá-lo e de solucioná-lo.

Para reconhecer o problema de maneira mais profunda, existe o método dos “5 porquês”, criado pelo Sakichi Toyoda, fundador da Toyota. Este método consiste em perguntar 5 vezes o porquê de um problema ou defeito ter ocorrido para descobrir a sua real causa para que a ação tomada para resolvê-lo seja eficaz.

Depois de conseguir responder os 5 porquês, a raiz do problema é descoberta.

Levantamento de informações

Todos os fatos precisam ser verificados para que se descartem inverdades, boatos e acusações inverídicas que possam surgir. É importante conversar diretamente com as pessoas envolvidas no problema, entender o que aconteceu para depois verificar o que pode ser feito. A colheita de informações tem que ser baseada na honestidade, todos devem fazer parte da identificação do problema para que a melhor solução possa ser encontrada e resolver a questão.

Centralização da comunicação

A pessoa indicada a falar pela empresa será considerada um porta-voz. Ela pode ser o gerente do negócio ou o próprio empreendedor. Assim as informações ficam centralizadas e somente esta pessoa poderá repassá-las para os canais que forem necessários.

Definir estratégias de mídia

Atualmente com os diversos meios de canais disponíveis é necessário avaliar qual a mídia mais adequada para soltar a informação sobre as ações que estão sendo tomadas pela empresa. Dependendo do tamanho do problema é necessário definir qual é o melhor meio de alcançar mais pessoas, em muitos casos, as redes sociais podem ser grandes aliadas.

Falar diretamente com os afetados pelo problema

Falar com quem foi afetado é mostrar o cuidado que a empresa tem com quem está envolvido no problema. É importante ouvir o que eles têm a dizer e resolver dúvidas mostrando a solução do problema.

Manter a rotina de trabalho

É necessário que a empresa siga trabalhando enquanto gerencia uma crise. Manter as atividades normais mostram estabilidade e segurança, tanto interna quanto externa.