Conheça táticas certeiras para você tirar o melhor proveito desse item indispensável no dia a dia.
É fato: não adianta nada investir tempo e dinheiro em cremes e tratamentos capilares sofisticados se você negligencia a escolha do xampu que usa no dia a dia. Esse produto que parece tão básico e simples, mas, na verdade, é a peça-chave para obter um cabelo bonito e saudável. Para ajudá-la a eleger a melhor opção, respondemos a algumas perguntas importantes:
Para que serve o xampu?
Sua função principal é promover não só a limpeza dos fios, como também higienizar o couro cabeludo. Ainda os prepara para receberem adequadamente a máscara de tratamento e o condicionador – se o cabelo estiver sujo, a ação dos ativos presentes nesses produtos será prejudicada. Por isso, deve ser sempre o primeiro no ritual de lavagem.
A dobradinha com o condicionador é obrigatória?
Com certeza! O xampu tem ação detergente, pois reage com a gordura e tira as impurezas dos fios. Já o condicionador dá uma espécie de “acabamento”. Enquanto o primeiro abre as escamas dos fios para limpar, o segundo trata e fecha, para tornar o cabelo brilhante e mais fácil de pentear, arrebentando menos.
Como usar do jeito certo?
Primeiro, molhe bem a cabeça com a temperatura da água entre morna e fria. Depois de colocar o produto nas mãos, comece a aplicação pelo couro cabeludo, em movimentos circulares e suaves. Em seguida, lave o resto dos fios. Ao terminar, enxágue bem e condicione. Se você lava os fios todos os dias, só uma dose de xampu é suficiente. Quem tem cabelo muito oleoso pode repetir a quantidade, pois a aplicação após o enxágue ajuda a limpar melhor.
Qual a quantidade ideal?
Ela deve respeitar o comprimento do seu cabelo: o equivalente a 1 colher (sopa) para longos e/ou volumosos, 1/2 colher (sopa) para os médios e 1 colher (chá) para os curtos.
O que levar em conta na hora da compra do xampu?
O seu tipo de cabelo. O cacheado, por exemplo, costuma sofrer com ressecamento e quebra, por isso uma versão com propriedades hidratantes é a mais indicada. A dica vale também para os fios danificados por química, que ainda podem usufruir dos produtos com esse benefício. E, apesar do modismo atual, os xampus secos devem ser usados apenas em situações emergenciais, como uma balada de última hora. Em excesso, podem causar caspa e dermatite seborreica.
Boa Forma | Abril Branded Content