Quais são as carreira do futuro? As projeções apontam que, até 2030, metade dos cargos que temos atualmente podem desaparecer! Dá um certo desespero? Mantenha a calma! Em contrapartida, outras tantas profissões devem nos surgir próximos anos!

O fato é que nós precisamos entender como se encaixar nesse cenário de transição. Daniela Klein, consultora e futurista, formada em tecnologia, futurismo e empreendedorismo pelo TIP – Transdiciplinary Innovation Program – Universidade de Jerusalém (Israel), costuma dizer em suas palestras que os trabalhos que têm mais chance de sobreviver, são aqueles considerados socialmente como “femininos”.

A enfermagem e profissões de cuidado pessoal tomaram um lugar de destaque, de acordo com a especialista. Isso irá ocorrer por se tratar de tarefas que máquinas não vão poder fazer.

Um exemplo desta tendência é que o mercado de cuidador de idosos, por exemplo, foi o que apresentou um crescimento maior nos últimos anos no Brasil. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, os profissionais nessa função aumentou 547%, entre 2007 e 2017!

Mas, e o restante dos profissionais? Principalmente os mais velhos? Aqueles que não nasceram conectados e mergulhados na era digital como as gerações mais recentes?

Aprimoramento e reciclagem é a resposta!

Confira também:

A geração baby boomers quer inovar! Confira

A jornalista Maria Prata, que apresenta o programa Mundo S.A., na GloboNews, é uma defensora ferrenha da inovação! Segundo ela, o acesso é infinito e qualquer pessoa pode se inscrever em um curso no Japão e realizá-lo online.

O propósito e as carreiras do futuro

Um outro ponto fundamental para não ficar obsoleto: entenda o que você quer e faça o que te dá prazer!

Precisamos nos abrir para o novo e encontrar novas possibilidades de mercado. O futuro é promissor para quem se mantiver atualizado e assustador para os profissionais que insistem em fazer tudo da mesma maneira. Do mesmo jeito que faziam como antigamente.

Lucas Mendes, líder de operações no Brasil da WeWork, diz que era comum associar a geração dos millennials ao propósito na carreira. Porém, hoje em dia, isso não está preso apenas em uma geração. O propósito é essencial em qualquer geração e para qualquer profissional.

Quer se atualizar e entender qual o seu propósito de carreira? A Sociedade Brasileira de Empreendedorismo Feminino pode te ajudar! Confira nossas soluções e mude o ruma da sua vida profissional!

Fonte: http://sbef.com.br/2018/11/14/carreiras-do-futuro-o-que-o-mercado-nos-reserva/