As caminhadas organizadas pela Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer –SEMEL, estão de volta. No próximo sábado, 11, o percurso será de 10km até às Três Torres com saída às 7h da Academia de Rua da Vila Paiva. Não é necessária inscrição prévia, porém todos os interessados devem estar cientes da capacidade da própria saúde. A SEMEL pede como ação social a doação de 1kg de alimento não perecível que será destinado ao Banco de Alimentos da Prefeitura.
Durante o ano de 2023 serão realizadas 10 caminhadas até dezembro. Essa atividade física é supervisionada pelos técnicos desportivos da SEMEL com especialidade na área.
“As Caminhadas da SEMEL sempre foram um sucesso, um modelo de política pública no incentivo à prática de exercícios físicos,’’ afirma o secretário Municipal de Esportes e Lazer, Milton Tavares Júnior. “Não tenho dúvidas que se trata de um dos maiores programas de incentivo a hábitos saudáveis de Minas Gerais”, completa o secretário.
Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, a prática da atividade física previne várias doenças. A falta de atividade física é responsável por 54% do risco de mortes por enfarte, 50% por derrame cerebral e 37% por câncer.
“É um momento muito importante para nossa cidade. As caminhadas da Semel sempre foram um sucesso atraindo um grande público. Já realizamos caminhadas com quase 500 participantes. Trata-se de um exercício democrático, praticamente sem contraindicações e com efeitos terapêuticos, físicos e mentais muito significativos’’, afirma o professor Flávio Pontes, técnico desportivo da SEMEL.
Semel seleciona apoio para realização da caminhada
A SEMEL está recebendo propostas de apoio ao “Projeto Caminhada da SEMEL” deste sábado. O apoio poderá ser doações de produtos ou serviços como água, frutas, suplementos, protetor solar, barra de cereal, entre outros. O apoio não poderá ser em caráter financeiro.
Caso tenha interesse em ser uma instituição apoiadora, favor entrar em contato pelo email  lais.cazelato@varginha.mg.gov.br ou pelo telefone 35 3690-2128.