Veja uma lista de cuidados básicos com o carro que todo motorista, homem ou mulher, deveria ter.

Confira:
– Não descuide do nível e da validade do óleo. O ideal é medir com o carro frio.
– A cada seis meses ou 10 mil quilômetros é preciso checar o desgaste nas ranhuras (sulcos) dos pneus. Se estiver irregular (mais desgastado em uma parte do que em outra), o carro pode estar desalinhado e é necessário conserto. Troque pneus carecas sempre aos pares (os da frente ou os de trás).
– Ainda sobre as rodas: em local plano e seguro, centralize o volante e solte as mãos por um segundinho com o carro em movimento. Se o carro pender para um lado, ele está desalinhado.
– Cuide dos freios: procure não mudar marchas durante uma descida ou subida de morros. Aprenda a desacelerar o carro em direção à sinaleira em vez de manter a velocidade e frear bruscamente. Além disso, o freio tem um fluido que é preciso ser verificado vez por outra na oficina.
– Fique atenta à temperatura do carro. O superaquecimento também é avisado no painel do veículo. Nunca rode com o carro superaquecido, o motor pode fundir e a consequência é grave e cara. Peça ao frentista esporadicamente para verificar o nível da água no motor. Se o carro aquecer com frequência, pode ser que haja algum vazamento.
– Troque o filtro do ar-condicionado a cada ano ou a cada 15.000 quilômetros. Não custa caro e preserva a qualidade do ar respirado dentro do carro.
Esporadicamente, peça em um posto de gasolina ou em uma oficina mecânica por um aditivo para motores, o que inibe a formação de borras no interior dele. Usar gasolina aditivada ajuda, mas não soluciona.
Esperamos ter ajudado!