Saiba como economizar nas compras de mercado durante a pandemia.

 A pandemia transformou radicalmente a sociedade – foram alteradas desde medidas de segurança até a forma de se relacionar com parentes e amigos. Além disso, a crise sanitária provocou um imenso abalo na economia, o que fez com que muitas pessoas perdessem parte de suas rendas ou ficassem desempregadas. Diante dessa situação, a maioria das pessoas precisou repensar os gastos nos últimos meses. Mesmo para os que mantiveram os empregos, a incerteza sobre o futuro levou a reflexões sobre como administrar melhor os recursos nesse momento tão difícil.

 Nem sempre é possível cortar gastos para fazer o salário render, não é mesmo? Porém, provavelmente você consegue economizar alguma coisa quando se trata de alimentação. Não se trata de “passar fome” ou comer mal, mas investir bem para fazer os produtos renderem. Portanto, siga cada uma dessas dicas e, com certeza, farão diferença no seu bolso. 

1. Planeje as compras

Se você for ao supermercado sem uma lista, é bem capaz de acabar comprando muito mais do que precisa. Fica mais fácil ceder às tentações e ao apelo visual dos alimentos e produtos!

O primeiro passo de como economizar no supermercado é, antes de sair de casa, preparar uma lista organizada por categorias com tudo que você realmente precisa comprar. Coloque as quantidades, a marca (se necessário) e as alternativas caso você não encontre exatamente o que quer.

Tornando a sua experiência mais objetiva, você consegue evitar comprar por impulso.

2. Defina uma meta de orçamento

Tão essencial quanto levar uma lista é determinar o máximo que você pode gastar. Parece simples, não é? Mas muitas pessoas acabam ultrapassando esse limite e no final do mês tomam um susto.

Uma maneira de não ultrapassar o seu máximo é calculando produto por produto dentro do mercado.

Outra medida de como economizar no supermercado é passar a monitorar os seus gastos mensais, guardando todas as notas, comparando e identificando quais itens estão pesando mais no bolso.

3. Não vá de estômago vazio

Como dissemos antes, ir ao mercado de barriga vazia é a receita para gastar dinheiro à toa!

Um estudo feito em 2015 pela PNAS dos Estados Unidos revelou que não é só a comida que as pessoas acabam comprando mais. Outros produtos também!

Portanto, se você quer realmente economizar no mercado e em tudo, não despreze essa dica simples. Saia de casa já alimentado para economizar no supermercado.

4. Reduza os alimentos prontos

Muitas categorias de alimentos prontos para consumo são mais caras, além da pouca durabilidade. E as pessoas acabam optando por elas por vários motivos: falta de tempo, não gostar de cozinhar, praticidade etc.

Se você quiser economizar dinheiro com alimentação, precisa fazer um esforço. Passe a comprar alimentos frescos e criar a sua própria refeição. A compra pode sair bem mais barata, saborosa e saudável.

Além disso, quando você compra estipulando um prazo para utilizar esses alimentos, a durabilidade também pode ser bem maior (não faça tudo de uma vez e guarde no congelador).

Evite fazer o pensamento de “estoque”. Para economizar no supermercado, o segredo é otimização. Compre pensando em quantas unidades de cada produto você realmente consome, seja na semana, quinzena ou mês.

5. Prefira os alimentos da estação

As frutas da estação normalmente são mais baratas e usam menos agrotóxicos. Por que isso acontece? Porque quando estão no seu ciclo natural utilizam menos produtos químicos para sobreviver.

Outra dica de como economizar no supermercado relacionada aos legumes, verduras e frutas da estação é aproveitá-los ao máximo.

Temos o costume de descartar muitas partes, como cascas e talos. Mas é possível reaproveitá-los de outras formas. Basta pesquisar! Quer um exemplo? Fazendo uma geleia caseira ou colocando no suco.

  –  Frutas, verduras e legumes do inverno

Entre as frutas, há várias opções ricas em vitamina C a pleno fulgor no inverno, como laranja lima, laranja pera, mexerica e morango. Carambola, kiwi e mamão formosa também são típicas da estação. Entre os legumes, os destaques vão para abóbora, batata-doce, cará, cogumelo, ervilha comum, ervilha torta, inhame, mandioca, mandioquinha e pimentão vermelho. Já no grupo das verduras, temos alho-poró, brócolis, couve, couve-flor, espinafre e palmito. Esta também é a época de agrião, chicória, mostarda e rúcula.

6. Tenha foco

Quando você faz uma lista de mercado mensal, sabendo o que comprar, o processo fica mais rápido e objetivo. Já reparou? Logo, você tende a gastar menos!

Agora, se for pensando em “passear” ou comprar qualquer coisa, provavelmente poderá comprar itens que não são tão essenciais assim.

Por isso, faça do mercado um momento de estratégia. Ainda mais porque a pandemia não acabou, e o risco de contágio ainda existe.

7. Faça as contas e pesquise

Hoje em dia contamos com diversos aplicativos e softwares para o nosso dia a dia. Sistemas que ajudam a ter mais organização financeira, monitorar gastos, pedir comida e comparar preços.

Além disso, a rede de estabelecimentos só aumenta, oferecendo muito mais possibilidades para o consumidor do que há duas ou três décadas.

Ou seja, você não é mais obrigado a comprar sempre naquele mesmo mercado. Dá para conhecer outros estabelecimentos, ainda que estejam longe de você. Por isso, pesquise bem antes de fazer as compras.

Quanto custa uma compra do mês dependerá do local em que você vai comprar. Está caro? Tente outras possibilidades.

Qual mercado está mais em conta no âmbito geral? Se for pedir delivery, analise as taxas de entrega para saber se vale a pena.

Por fim, para economizar no supermercado não tenha preguiça ou vergonha de pegar o celular e fazer as contas enquanto estiver montando o seu carrinho. O seu foco deve ser a economia!

De mulher para mulher: se você é empreendedora e empresária venha anunciar para um dos públicos mais fiéis do mercado – o feminino.

Confira e entre em contato.

                       ♦️Contato: 35 98847 7288

                       ♦️comercial@bemvivermulher.com

                       ♦️(35) 3214-5313

Conheça, também, os descontos especiais para a Mulher empreendedora.