Amanda Nicoletti
Arquiteta
Amanda Nicoletti, tem 30 anos. Nascida e criada em Varginha. Casada há 3 anos com Rodrigo Petrin. O casal ainda não tem filhos, mas mantêm o sonho de fazer a família crescer ainda mais. Aliás, um luxo indispensável na vida da Amanda é sua família, seu maior bem e seu porto seguro.
Amanda sempre foi muito dedicada aos estudos. Sua primeira formação foi como Técnico em Administração, curso integrado ao Ensino Médio. Na graduação, conquistou uma bolsa integral no curso de Comércio Exterior e em seguida fez pós-graduação em Gestão Empreendedora de Negócios. Depois te ter passado por todo esse meio administrativo, foi que ela descobriu sua paixão pela Arquitetura e Urbanismo. Seu interesse surgiu após ela sofrer um acidente de moto e ficar “de molho” uns dias com a casa em reforma. A partir daí Amanda não parou mais. Fez diversos cursos na área e sua paixão pela Arquitetura só aumentou. “Às vezes penso que poderia ter descoberto minha paixão pela Arquitetura um pouco mais cedo, mas gosto de acreditar que tudo o que passei antes disso me preparou para esta profissão, me amadurecendo e me moldando. E conhecimento nunca é demais, acabo usando muito do que aprendi nos cursos anteriores no dia a dia do escritório”, reforça.
Quando questionada se ela se considera uma mulher realizada, Amanda afirma: “Tenho um longo caminho a trilhar e levo muitos sonhos comigo. Pretendo trabalhar para crescer cada vez mais, mas me preocupo sempre em manter o foco de trabalhar com amor e prazer, pois acho que isso é fundamental para um bom profissional, especialmente na minha área”.
No meio da faculdade Amanda achou que seria mais interessante ter um contato direto em um escritório de arquitetura, uma vez que já tinha certeza que era aquilo que queria como profissão. Foi então que ela foi acolhida pela melhor mentora que poderia imaginar, a arquiteta Teresa Guida Massa. “Ela me acolheu de braços abertos, me ensinou muito e se tornou uma grande amiga. Então, a tenho como inspiração, pelo trabalho honesto, ético, pelo amor a profissão, pela paciência, pela dedicação e principalmente pela pessoa incrível que ela é. Tenho um carinho enorme por ela e quero muito poder chegar aos 30 anos de profissão com o mesmo amor que ela tem até hoje!”, reforça a admiração e o carinho pela colega de profissão.
Quanto ao preconceito enfrentado por mulheres, Amanda acredita que a mulher hoje já conquistou um espaço na construção civil e isso vem se fortalecendo cada vez mais. O importante é fazer tudo com amor e prazer, sempre norteado pela ética e respeito ao próximo. Quando há admiração ela foi conquistada e vem como consequência e não como um fim desejado.
Amanda dá um conselho para quem está começando e quer se aventurar no ramo da Arquitetura e Urbanismo: “O curso abre um leque imenso de possibilidades, então não se deixe limitar pelo mais comum, pesquise, tente, estude com a mesma intensidade tudo que a faculdade lhe oferecer, e então escolha. Mas seja apaixonado pelo que escolher, porque arquitetura sem amor, apenas por status ou dinheiro, dificilmente te dará o retorno esperado”, garante a arquiteta.
FRASE DESTAQUE:
“Acredito que quando colocamos amor nas coisas que realizamos, nas nossas palavras e atitudes, que temos empatia e fé o universo conspira a nosso favor. Quando fazemos o bem a ele.