Segundo o portal de notícias da BBC Brasil, quando ficamos irritadas e impacientes, os níveis de estresse e adrenalina aumentam. Porém, existem outros perigos vinculados à falta de paciência que à primeira vista podem parecer não tão evidentes, mas nem por isso menos preocupantes……
A impaciência é causa de:
1. Obesidade – Pessoas impacientes têm mais probabilidade de serem obesas do que aquelas que sabem esperar. Isso porque elas tendem a consumir maiores quantidades de alimentos, especialmente de comidas rápidas, congeladas ou instantâneas.
Segundo os economistas Charles Courtemanche, Garth Heutel e Patrick McAlvanah, que publicaram o estudo Impaciência, incentivos e obesidade, o acesso fácil a alimentos pouco saudáveis é uma das causas principais, que afeta especialmente a quem tem ‘pavio curto’.
Além disso, a impaciência constante – e a consequente ira e tensão que vêm com ela – faz com que nosso organismo libere adrenalina e cortisol, hormônios que podem gerar um aumento de peso.
2. Hipertensão – Estudos da Escola Freinberg de Medicina de Chicago ao longo de 15 anos observaram que pessoas impacientes e hostis têm um risco 84% maior – em comparação a quem tem uma personalidade mais tranquila – de sofrer de hipertensão.
O motivo, apontam os especialistas, é o estresse associado à impaciência, que pode chegar a tornar os vasos sanguíneos mais estreitos, aumentando a pressão arterial. A hipertensão é um fator de risco importante para doenças do coração, do fígado e de acidentes cardiovasculares.
3. Envelhecimento – O estudo da Universidade Nacional de Singapura revelou que os telômeros (extremos dos cromossomos do DNA) são mais curtos em pessoas impacientes. Essas estruturas, que protegem o DNA de sua degradação, estão associadas à longevidade, e os cientistas acreditam que quanto mais rápido desaparecem, mais rápido essas pessoas envelhecem.
Segundo os pesquisadores (que só observaram esse fenômeno nas mulheres) falta ainda verificar se é a impaciência que acelera o envelhecimento ou se, ao contrário, as pessoas com telômeros mais curtos “sabem” de alguma forma que vão envelhecer antes e desenvolvem uma personalidade mais impaciente.
Fonte: Bolsa de Mulher