01/11 – Dia de Todos os Santos (Solenidade)
O Dia de Todos os Santos é uma data especial na Igreja, pois no dia 1 de novembro oramos por todos os santos e mártires que não foram relembrados ao longo do ano.
É uma data para orar e relembrar os santos mártires que deram a maior prova de amor por Deus, aceitando o martírio de bom grado por não renegar sua fé. Demonstrando com a prova da própria vida o Amor a Deus sobre todas as coisas.
O Dia de Todos os Santos é uma data especial de reflexão, oração e uma festa especial para os exemplos da Igreja, além de ser uma data e reflexão para os fiéis sobre o amor a Deus, sobre a fé.
Durante o Dia de Todos os Santos nossas orações não são apenas por um santo do qual somos devotos, mas sim direcionadas a todos em gratidão da sua luta para preservar a fé cristã e a palavra de Deus viva mesmo diante de terríveis obstáculos e sacrifícios.
Os Santos orientam-nos na penosa viagem ao céu. Não desdizendo a palavra de Jesus Cristo: “o reino dos céus padece força”, indicam-nos os meios que devemos aplicar para chegar ao porto da salvação. São os mesmos que eles usaram, a saber: a observação dos mandamentos da lei de Deus, a observação da lei da caridade para com o próximo, os mandamentos da lei da Igreja, trabalho, oração, sofrimentos e mortificação. “Tende coragem! — assim os ouvimos dizer — o céu é vosso, o céu está perto, vos está garantido.”
Desta maneira, a festa de Todos os Santos é para nós um dia de alegria, de consolo e de animação. Os Santos foram o que somos: lutadores e muitos entre eles, pecadores. Seremos o que eles são: “Benditos do Pai.” Guardemos a esperança do céu. “Quem tem esta esperança, santifica-se.” (Jo 3,3) “Creio na vida eterna”. Na luta, na dor, no desânimo e na tribulação, lembremo-nos da glória que nos espera. Daqui a pouco tudo está acabado e poderemos praticamente, em nós mesmos, experimentar a verdade da palavra de São Paulo, quando disse: “olho algum viu, ouvido algum ouviu, nem jamais veio à mente do homem o que Deus preparou para aqueles que o amam.” (1 Cor 2,9)
Oremos a todos os santos e mártires da Igreja nessa data especial, e vamos comemorar o Dia de Todos os Santos celebrando a memória dos ícones e exemplos de fé.