Mapeando necessidades – para onde vai o seu olhar quando o assunto é projeto social?

No final de 2020 aceitei o convite para participar do FIFE 2021 – Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica – esse ano acontecerá no início de março, em Florianópolis. Meu desafio? Além de decidir se estaria online ou ao vivo, precisaria também escolher um tema pertinente ao setor e ao nosso momento de vida…
Depois de avaliar os riscos de estar no evento em carne e osso, decidi comprar as passagens, as máscaras e então me dedicar ao processo de escolher o tema sobre o qual giraria minha conversa com o público: o que seria mais adequado para esse momento atípico em que vivemos?
Venceu falar sobre um tema polêmico – a identificação, seleção e priorização de quais necessidades serão atendidas no início de um projeto social, ou seja, a importância de entender o que está por detrás das nossas escolhas e o peso que elas têm em todo o processo: o seu impacto!
Se você trabalha ou investe no terceiro setor sabe do que estou falando – para onde seu olhar geralmente vai? Minha proposta é pensarmos se ele está indo para onde deveria, e com qual frequência. Sempre que falo de mapeamento de necessidades o que teima em vir à minha mente é o conceito de mindset – em poucas palavras, a forma como pensamos e entendemos o mundo ao nosso redor.
Sabe aquela brincadeira de perguntar como cada um de nós olha para um copo cheio até a metade com água? Se você enxerga que ele está “meio cheio”, é provável que sua mente perceba o potencial de preenchimento do espaço vazio. Entretanto, quando o assunto é mapearmos necessidades na elaboração de projetos sociais, as consequências de olharmos para essa parte “preenchível” do copo é talvez acreditarmos que mais água é a solução para o fato dele estar aparentemente vazio. O desafio? Muitos… Mas aprender a usar a água que está lá já é um bom começo!
Para não me alongar nos detalhes e correr o risco de estragar a surpresa de quem vai me assistir no FIFE esse ano, quero propor um desafio até nosso próximo encontro: se você trabalha com projetos sociais, separe uma situação que você pretende atender e mande para mim o que você enxergou como problema. Topa? Então aqui vai o endereço: vanessameirelles@fabricacoes.org.br
De perto ou de longe, nos vemos já já em Floripa.
Vanessa Meirelles
Co-fundadora da FabricAções e idealizadora do MulherAção, um núcleo de trabalho de mulheres em ação, gerando oportunidades para que outras mulheres, a partir de suas necessidades, desejos e ideias, também realizem suas ações.
Referências:
FIFE 2021 – Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica realizado pela Organização Filantropia https://www.filantropia.ong/fife
Mindset – Livro de Carol Dweck em que partilha sua pesquisa sobre desenvolvimento pessoal e personalidade frente ao fracasso https://exame.com/revista-exame/carol-duek-defende-em-livro-a-importancia-de-valorizar-o-esforco/