Probióticos: Temos ouvido muito sobre isso nos últimos meses, mas do que se trata realmente? 

O que são probióticos?

Os probióticos são microrganismos vivos que trazem um efeito benéfico ao nosso corpo. Ouvimos muito sobre bactérias “boas”, especialmente “lactobacilos”. No entanto, também podemos encontrar leveduras! A maioria deles é ingerida na forma de pó ou cápsula. Hoje, também o encontramos em alguns cosméticos.

Para que servem os probióticos?

Na verdade, os probióticos são cada vez mais usados. Originalmente, tomávamos muito quando tínhamos problemas de digestão. Agora que temos um melhor entendimento da ciência do microbioma, e a indústria está desenvolvendo muitos para ter uma pele melhor, dentes melhores, uma área íntima mais confortável, etc. É uma área enorme e crescente na medicina, onde os estudamos por seus efeitos contra a ansiedade, depressão, obesidade, diabetes e muitas outras doenças inflamatórias.

Por que tomar probióticos?

No melhor dos mundos possíveis, obteríamos fibras e alimentos fermentados suficientes todos os dias para ter um microbioma intestinal diverso e saudável. Nesse caso, não precisaríamos tomar esses suplementos. No entanto, a realidade é diferente e eles são uma boa maneira de complementar nossas dietas deficientes.

De que forma podemos usar?

Vêm em diferentes formas: cápsulas, comprimidos ou mesmo em pó. O importante é manter os eles bem protegidos da umidade. Se os probióticos entrarem em contato com a água, a bactéria acorda na cápsula em vez de acordar no intestino.

Quando tomar probióticos

O teste de fogo para eles é o estômago e seu ácido. Ele existe para matar o máximo possível de bactérias nocivas e prevenir infecções. Especialistas recomendam tomar probióticos de estômago vazio pela manhã, quando o nível de ácido ainda está baixo. Eles só funcionam quando os tomamos. Eles não têm efeito a longo prazo. Uma vez no intestino, a bactéria vai acordar, viver sua vida, agir e ser evacuada após 24 a 48 horas. Quanto aos efeitos, para o intestino os efeitos são bastante rápidos. Por outro lado, para a pele, levará cerca de 4 a 6 semanas para ver resultados convincentes.

Como escolher seus probióticos?

Muitas vezes é difícil navegar no mercado de suplementos alimentares e saber o que é qualidade e o que não é. Por isso, leve essas três regras como base:

  1. Tenha pelo menos 1 bilhão de CFU por cápsula. 1 CFU (unidade formadora de colônia) correspondendo a 1 bactéria viva pronta para se reproduzir, portanto em boa forma.
  2. Veja se a rotulagem especifica a cepa da bactéria (L. rhamnosus R0011 por exemplo, em vez de apenas L. rhamnosus). Porque? Porque duas cepas diferentes vão ter efeitos muito diferentes. Couve-flor e couve de Bruxelas são duas variedades da mesma espécie, mas não são a mesma coisa.
  3. Escolha uma marca especializada em probióticos ou em microbioma para garantir o menor circuito de produção possível.

Probióticos, para quem?

Qualquer pessoa pode tomar probióticos! Os bebês recebem muitos probióticos para construir um microbioma saudável, e os efeitos dos probióticos contra o envelhecimento estão cada vez mais sendo estudados. Você apenas tem que ter cuidado para que a dose que você toma corresponda à idade certa.

Os probióticos são ótimos para ajudar a regular a inflamação de qualquer tipo. Portanto, má digestão, pele sensível, cistite … há necessariamente um probiótico para o seu problema.

 Eles são extremamente seguros e temos um histórico muito completo desses ingredientes, pois o homem usa essas bactérias há milênios.

O único incômodo que você pode ter: possível flatulência enquanto o sistema é reequilibrado. É por isso que é melhor começar devagar com as doses e depois parar por um ou dois dias em caso de inchaço.

Fonte:https://www.wefashiontrends.com/probioticos-6-coisas-que-voce-precisa-saber/