Empreender envolve uma série de fatores. Ao abrir uma empresa, são criados novos produtos, serviços, empregos, renda, relacionamentos e uma preocupação constante em satisfazer consumidores cada vez mais antenados e exigentes. É nesse contexto que a mulher empreendedora ganha mais espaço a cada ano.

Como equilibrar todas essas demandas com autoconfiança? É isso que você irá descobrir neste artigo.

Mais da metade das novas empresas abertas em 2016 foi fundada pelo público feminino. Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor, as mulheres são responsáveis por 51,5% dos novos negócios brasileiros.

Mesmo que expressivo em termos numéricos, o empreendedorismo feminino ainda precisa lidar com muitos desafios. As pesquisas apontam que as empresas abertas por mulheres seguem uma tendência pouco animadora: costumam ter uma vida mais curta.

O que falta para alavancar o empreendedorismo feminino?

Mesmo com muitos avanços, o mundo dos negócios ainda é predominantemente masculino e, uma influência social estabelecida historicamente, ainda faz pairar no ar que a mulher é menos competente que o gênero masculino nos negócios.

Além disso, existem outros fatores: jornada múltipla, a maternidade, a vida conjugal e a falta de apoio de familiares podem impactar diretamente no sucesso da mulher empreendedora.

Autoconfiança e o sucesso no empreendedorismo

Para ser uma empreendedora de sucesso é preciso acreditar não apenas no seu projeto, mas em si mesma. É a autoconfiança que possibilita ser uma mulher de negócios persuasiva, com a coragem necessária para arriscar e com foco para perceber oportunidades. Confira três estratégias que vão impulsionar sua autoconfiança e, por consequência, o seu negócio!

Não acredite nos sabotadores

É preciso ter um cuidado extra com pessoas, próximas ou não, que tentam minar sua autoestima e confiança. Muitas vezes, certos indivíduos agem dessa maneira de forma inconsciente, por apresentarem dificuldades com as próprias escolhas e inseguranças. Mantenha-se firme e não dê ouvidos aos comentários tóxicos. Lembre-se: os sabotadores internos podem ser ainda mais perigosos! Portanto, maneire na autocrítica.

Aposte em uma liderança elegante

Uma postura elegante é uma mescla de simplicidade, delicadeza e distinção. Trata-se de uma competência fundamental para aprimorar as relações interpessoais, possibilitar trocas mais saudáveis e garantir uma comunicação com menos ruído. Ao lidar de maneira elegante com colaboradores, clientes ou fornecedores, você irá fortalecer sua rede de contatos e passar mais confiança para as pessoas e para si mesma.

Quer saber ainda mais sobre o tema? Confira: 

Conheça as 6 características de um perfil empreendedor

Saiba lidar com seus erros

Os erros vão existir no caminho do empreendedorismo e eles são extremamente necessários. Portanto, aprenda a ser mais gentil com eles. Para ser uma empreendedora autoconfiante, é preciso entender que errar não é sinônimo de incompetência, ao contrário, use-os como agentes motivadores.

Em toda falha existe um aprendizado e, acredite: essa lição certamente será útil em algum momento da sua carreira.

Em suma, o que liga a mulher empreendedora com a autoconfiança é a capacidade de ser resiliente para manter o foco no objetivo. Quer mais dicas sobre empreendedorismo feminino para não faltar inspiração? Cadastre-se na nossa news e fique por dentro de tudo que é mais atual no empreendedorismo feminino.

Fonte: http://sbef.com.br/2018/09/10/o-que-a-autoconfianca-e-a-mulher-empreendedora-tem-em-comum/