No Brasil, a criação do Dia do Professor está associada ao Decreto Federal de 15 de outubro de 1827, assinado por D. Pedro I.

Nesse documento, ficou estabelecido que em todas as cidades do país seriam construídas escolas primárias de ensino elementar. Na época, elas eram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”.

Assim, nos anos seguintes, as escolas da capital paulista adotaram a ideia de que esse dia fosse dedicado aos profissionais da educação.

Apesar disso, o Dia do Professor no Brasil somente foi oficializado e declarado feriado escolar pelo Decreto Federal nº 52.682 de 14 de outubro de 1963, firmado pelo Presidente da República João Goulart.

Hoje e dia para parabenizar aqueles que sempre ficaram marcados em nossos corações, aqueles que nos permitiram que nos tornássemos o que somos hoje , ser professor  e ter um nobre oficio de exercer sua arte de ensinar , com o intuito de inspirar os alunos a aprenderem através do seu jeito de ensinar . Nem sempre são reconhecidos e homenageados como merecem. Muitas vezes o seu trabalho é quase invisível e outras tantas encontram resistência do lado de lá. Mas todos concordamos que poucas coisas são tão nobres e importantes quanto o trabalho de um professor. porque ser professor é ser mestre,é saber cativar e inspirar.

O professor e uma peça importante na vida de cada um de nós , devem ser sempre respeitados como todas as  outras profissões , porque a maioria das vezes são inferiorizados  pela sociedade , sendo que sem essa base, nenhuma pessoa consegue viver ,aprender,se tornar um profissional que deseja , por isso devemos não só hoje mas todos os dias dar valor e parabenizar o que e ser um professor.

Por Daniela Diana|Gabriela Petrucci