Qual é a importância do autoconhecimento para a vida pessoal? Enorme. E para a vida profissional? Tão grande quanto. Essa não deve ser uma informação nova para você, mas sair da teoria sobre o processo de autoconhecimento e começar a prática pode ser!
Pensando nisso, o Na Prática reuniu conceitos e ferramentas introdutórios sobre autoconhecimento. Eles vão te ajudar a começar uma reflexão sobre si mesmo, sobre sua carreira, e também sobre como se autodesenvolver (ou seja, puxar o seu próprio desenvolvimento).
Ao investir em autoconhecimento, você entende melhor quem é, o que quer e como chegar lá. Saber disso te ajuda a tomar decisões melhores em diferentes aspectos da vida, como por exemplo:
- pessoal: eu quero mudar de cidade ou continuar perto da minha família? O que eu mais valorizo nas outras pessoas? Quais são minhas principais fraquezas? E meus pontos fortes?
- carreira: eu tenho perfil para trabalhar em uma cultura forte e sob pressão? O que eu valorizo em um emprego? Salário é importante para mim? Por que não estou feliz na minha profissão atual?
Lembre-se que, já que você está sempre mudando, a jornada de autoconhecimento é um processo contínuo. A boa notícia é que muitas das reflexões e ferramentas contidas nessa matéria podem ser reutilizadas sempre que você precisar.
Caso se interesse por um estudo mais profundo, conheça o curso de autoconhecimento da Fundação Estudar, presente na plataforma Escola de Liderança. No curso, você terá a oportunidade de aprender como mapear seu autoconhecimento, traçar seu objetivo norteador e entender o que as suas memórias dizem sobre você.
Agora é hora de começar! Aproveite o nosso conteúdo e utilize o índice a seguir se preferir ir para algum tópico específico:
-
-
-
-
- Por que pensar sobre si mesmo?
- 5 reflexões para se conhecer melhor
- 3 ferramentas para se conhecer melhor
- Autossabotagem: quais são os comportamentos mais comuns?
- 3 testes de autoconhecimento da Fundação Estudar
- Como pensar em seu propósito
- 8 dicas para encontrar seu propósito
- 4 passos para desenvolver seu propósito
- 9 livros para quem saber mais sobre autoconhecimento
- A importância da vulnerabilidade
-
-
-
Por que pensar sobre si mesmo?
Qual é sua história? Quais são seus valores? Suas motivações? Como os outros personagens da sua vida entendem que você é? Calma, este não é o começo de nenhuma reflexão filosófica sem fim: são apenas seus pontos de partida para praticar o autoconhecimento.
Ao começar a responder algumas dessas questões, você também começa a ligar os pontos da sua identidade, algo que terá consequências positivas em diversas áreas da sua vida. Afinal, quantas vezes você já não se pegou pensando “por que disse isso ou aquilo?” ou “como posso saber se aqui é o lugar certo para mim?”. Ao entender melhor como pensa e sente, você consegue enxergar tudo com mais clareza.
Inteligência Emocional: entenda o que é, a importância e como desenvolver
A melhor parte? Você pode inclusive fazer isso sozinho: só precisa de papel, caneta e uma mente aberta ao se fazer estas perguntas. Anote também as duas primeiras dicas: escreva tudo que vier à mente e não se censure.
Não existem respostas certas ou erradas, então deixe o julgamento do outro lado da porta.